terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como fugir dos micos no ambiente de trabalho


Veja as dicas de uma recrutadora para evitar gafes e constrangimentos logo no primeiro dia de trabalho

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Foto: Thinkstock


É comum se sentir amedrontado nos primeiros dias de trabalho, afinal, é um ambiente com pessoas novas e você tem ainda que mostrar suas qualidades profissionais ao seu chefe. Mas tentar evidenciar demais suas habilidades pode acabar prejudicando o seu dia a dia e principalmente o seu crescimento dentro da empresa.


“Muita gente acha que ficar se auto-elogiando é maneira correta de atrair atenção do chefe ou de gerentes. Isso só atrapalha e mostra que você não é tão confiante quanto parece”, diz a recrutadora Fabiana Paulino.


Seja sempre você


Fique atento ao seu comportamento e evite gafes, micos ou situações constrangedoras. “Tentar ser o que você não é pode ser a saída errada para o relacionamento com os outros colaboradores. Por isso, seja você o tempo todo e evite situações desagradáveis”, comenta Fabiana.


Prazos


Cumpra as orientações em que são passadas e não ultrapasse prazos. Fabiana sugere: “Cumprir os prazos determinados pelo gestor é fundamental para ser reconhecido no ambiente de trabalho. Nunca entregue após o dia ou muito antes. O ideal é fazer com calma o projeto, obedecendo dia e horário”.


Roupas


Antes de começar na empresa, faça uma breve pesquisa de qual é o ambiente: formal ou informal. “O colaborador deve pesquisar em sites ou até mesmo observar no dia do processo seletivo, como as pessoas se vestem. O ideal é seguir a linha dos demais e não aparecer logo no primeiro dia de forma errada!”, alerta a recrutadora.


Fone de ouvido


Se você costuma ouvir músicas enquanto trabalha, tome cuidado para o som não estar muito alto. “É péssimo ouvir música de outras pessoas em todas as circunstâncias. Imagine ainda no ambiente de trabalho! Pode atrapalhar a concentração dos demais. Por isso, fique atento ao volume do seu aparelho!”, diz Fabiana.


E-mails


Seja formal ao mandar e-mails. Nada de letras coloridas ou carinhas. “Os chamados emoticons não devem ser utilizados em e-mails corporativos. Seja formal, utilize fonte Arial e sempre na cor preta”, recomenda a recrutadora.


Nada de mandar mensagens de correntes motivacionais. “Mensagens motivacionais devem ser trocadas apenas entre amigos! Nada de mandar para chefes. Isso sim é uma tremenda gafe”, brinca Fabiana.


Atente-se também ao português correto. “Quando você estiver com dúvidas na grafia de uma palavra, consulte o dicionário”, diz Fabiana.


Reuniões


Fale apenas o necessário! “Nada de mostrar serviço durante as reuniões. Fale apenas o que for preciso e quando te incluírem no assunto. Querer se mostrar para outros executivos é o pior caminho!”, diz a recrutadora.


Redes sociais


Cuidado com o que você posta no seu facebook, twitter ou outra rede social. “Piadas constrangedoras, curtir fotos inadequadas ou fazer algum tipo de comentário que não seja apropriado pode comprometer sua relação com os demais colaboradores”, comenta Fabiana.


Fique atento aos mínimos detalhes e faça o seu trabalho da melhor forma possível. Somente assim, você será reconhecido e terá oportunidades de crescimento. 


Boa sorte!


Fonte: Dicas de Mulher

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